Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de maio de 2010

VISÃO

Em 1958, finalmente, depois das amargas decepções de 1950 e 1954, éramos pela primeira vez os campeões do mundo. Era um sentimento indescritível, que eu queria muito poder sentir mais uma vez, ou mais duas."
Pelé, tricampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1958, 1962 e 1970

A atitude faz uma pessoa abandonar o estado de inércia, escapar da paralisante zona de conforto e reagir diante de uma situação. É ela que faz desatar o grito primordial do "Eu quero e posso chegar lá!". A inquietude perante os obstáculos é que nos possibilita agir para mudar o estado de coisas do momento. Esse é o passo inicial, o primeiro valor. Eu não aceito ser apenas o melhor competidor da minha academia. Ou não me satisfaz ter um bom desempenho apenas como nadador nos Jogos Regionais. Sou inconformado com essa condição. Quero muito mais! É assim que funciona a mente do esportista vencedor, aquele que no futuro marcará seu nome na história. É como o aspirante a empresário que pensa em montar uma empresa e imagina que daqui a alguns anos ela se tornará líder de mercado em um segmento específico. Assim pensa o profissional vencedor. Quero ter uma ótima relação com minha família, com minha esposa e meus filhos. Eis o pensamento de quem busca vencer na vida pessoal. Em todos os casos, o inconformado tem em mente até onde pretende chegar. Ele já consegue imaginar o ponto que pretende atingir. Afinal, quero ser campeão da minha cidade, do meu estado, do meu país... Opa, quero ser campeão olímpico! Pronto, essa é minha ambição maior. É por ela que trabalharei intensamente.
Para que alguém alcance seus grandes objetivos, terá que necessariamente ir subindo degrau por degrau. Nesse caminhar, algo deve estar presente na mente vencedora: a visão do que se quer conquistar. Sou tomado pela visão da conquista; já posso visualizar essa conquista. Eu a enxergo com clareza e até a sinto e vivencio internamente. Pronto! Chegamos então ao segundo aspecto fundamental de quem pratica esporte competitivo: a visão. Não basta ter atitude se você não sabe qual é o seu objetivo, o que pretende conquistar. O objetivo de longo prazo assalta a mente dos grandes campeões. É mais um valor esportivo que, aplicado à vida profissional e pessoal, tem o condão de gerar frutos diversos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário