Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de maio de 2010

São Paulo recebe neste final de semana etapa da Copa do Mundo de Judô

A cidade que mais medalhistas olímpicos e mundiais deu ao Brasil viverá o maior evento de judô de sua história. A Copa do Mundo de São Paulo, competição válida pelo Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô, reunirá cerca de 320 atletas de 35 países nos dias 29 e 30 de maio, no ginásio da Hebraica. A Copa do Mundo já é válida para a classificação dos atletas para os Jogos Olímpicos de 2012.

“Essa Copa do Mundo tem nível de Grand Prix pela quantidade e qualidade de judocas presentes. Podemos dizer que será a Copa do Mundo mais forte do Circuito Mundial”, comenta o coordenador técnico da Seleção Brasileira, Ney Wilson. Em 2009, a Copa do Mundo em Belo Horizonte contou com 153 atletas de 23 países.

O Brasil terá em ação seus medalhistas olímpicos Carlos Honorato, Tiago Camilo, Leandro Guilheiro e Flávio Canto, e o campeão mundial Luciano Correa, além de judocas medalhistas em campeonatos mundiais júnior e juvenil (lista abaixo).

No Grand Slam do Rio de Janeiro, no último final de semana, o Brasil subiu ao pódio seis vezes: ouro com o médio Hugo Pessanha, prata com a pesado Maria Suellen Altheman, e bronze com os meio-médios Flávio Canto, Leandro Guilheiro e Mariana Silva e a meio-pesado Mayra Aguiar. O Brasil conquistou ainda nove quintos lugares.

“Espero mais uma vez ter a chance de chegar à final e, quem sabe, ter mais um confronto com o russo Kirill Denisov. É importante neste momento acumular pontos e fazer essa 'gordurinha' na caminhada olímpica para Londres 2012”, afirmou Hugo Pessanha.

O campeão olímpico Ilias Iliadis (Atenas 2004) também já faz planos para a Copa do Mundo de São Paulo e fez questão de elogiar a organização brasileira:

"O Brasil está de parabéns pela organização e realização destas etapas do circuito. Como fiquei fora do pódio no Grand Slam do Rio, minha meta agora é somar pontos em São Paulo. Vou dar o meu melhor para isso", garantiu o peso médio grego, que ficou em quinto lugar no Rio de Janeiro na última semana.

Em relação à equipe que competiu o Grand Slam, o Brasil terá a volta de Helena Romanelli (70kg) e lutará desfalcado de três judocas: Eleudis Valentim (52kg), Deborah Souza (78kg) e Samantha Soares (+78kg), todas por lesão.

Circuito Mundial

O Circuito Mundial de Judô foi criado pela Federação Internacional de Judô em 2009. O calendário reúne 26 eventos, entre Masters, Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo, todos valendo pontos para o ranking mundial. A partir deste ranking é que serão definidos os atletas que participarão dos Jogos Olímpicos de 2012. A contar de maio deste ano, todas as competições já valem pontos em busca da vaga para Londres 2012.

O Brasil é o único país que tem a responsabilidade e o privilégio de organizar dois eventos do Circuito: o Grand Slam do Rio de Janeiro e a Copa do Mundo de São Paulo. E na luta pelo sonho olímpico, poder competir “em casa” em duas oportunidades é um estímulo a mais para os judocas brasileiros.

Representantes brasileiros

Por ser país sede, o Brasil pode inscrever quatro atletas em cada uma das 14 categorias de peso tanto no Grand Slam, quanto na Copa do Mundo, o que propiciará ao público um contato direto com os principais atletas da modalidade.

Representantes do Brasil Copa do Mundo do Brasil (ao lado a posição no ranking mundial WRL e entre parênteses a mudança na colocação após o Grand Slam do Rio de Janeiro: + subiu posição; - perdeu posição; = manteve posição):

Nenhum comentário:

Postar um comentário