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domingo, 19 de dezembro de 2010

O segredo das academias que vão crescer em 2011

2011 está aí e uma das perguntas que surge é: o que vamos fazer, como é que vai o mercado fitness? Existem várias tendências, as tendências para essas mega-academias, para as academias de nicho, as academias que só oferecem máquinas, que são as smarts, com preços baixos, máquinas boas e custos relativamente baixos para o empreendedor.
Existem as tendências de pilates e estudos personalizados e existem também algumas outras tendências, que são as academias de nichos. Atender somente mulheres, somente pessoas que têm pouco tempo, somente pessoas que podem fazer exercícios à noite, somente pessoas que têm alguma limitação física, enfim, inúmeros nichos. Quais delas vão crescer? Todas. Todas vão crescer.
E a pergunta é: como escolher o melhor nicho para o empresário? Essa pergunta está ligada a quanto ele pode investir, quanto conhecimento é necessário para aquele nicho, se ele vai operar diretamente ou se ele vai ser um gestor e se eventualmente ele terá sócios para dividir as tarefas - alguém cuida da operação, alguém cuida da administração e alguém, do marketing.
Todos eles vão ter um desafio em comum: apresentar isso para o público, para a sociedade. Um negócio muito promissor pode se tornar um desastre quando se esquece de contar para os clientes quais são os benefícios.
Pensando em qual é a melhor forma de se comunicar, uma coisa aparece como uma constante nas academias. É o boca a boca, como profissionalizar o boca a boca. Hoje, nós temos as redes sociais, mas elas têm uma estrutura geográfica que não pode ser medida. Ou seja, podemos estar falando com o cliente que está do outro lado da cidade e que provavelmente não vai ser o cliente que vai frequentar nosso local. E pode não ser o cliente que nos interessa.
Então, o primeiro ponto, antes de desenvolvermos um negócio, antes de investirmos em um negócio, é descobrir qual é o público que vamos atender, o local onde ele frequenta, onde ele já consome e quais são os hábitos de consumo e de renda desse cliente específico, e, depois que tivermos esse mapeamento, verificarmos se o volume de clientes é suficiente para atendermos no negócio, antes mesmo de escolher o local.
Basta que decidamos que em determinado bairro é interessante ter aquele negócio, por exemplo, um estúdio de personal (trainner). Pode ser que tenhamos um estúdio de personal com pilates, quando fazemos a estrutura diferenciada focada no cliente. Enfim, a mensagem é: primeiro devemos descobrir o que nosso cliente quer, para depois fazermos alguma coisa.
Boas festas e até a próxima!

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